De algumas nuances

Homem sem rosto

Sou propenso a medir sombras
Aos primeiros raios do dia que irrompe
Interrompidos por árvores copadas
Desenhando no solo as sutilezas das folhas,
Das rugas das cascas,
De toda extensão do concreto e opaco

Não sou perspicaz em lógica
Nem hábil em línguas
Sou tátil em sensações íntimas
Que se avolumam num lugar acessível
Por luzes esporádicas

Nada que escrevo
Me atesta em ser em exato
Me impreciso

Ter caneta em punho
Não é ter nas mãos uma enxada e arar um terreno
Mas meter machado tosco
No troco centenário daquilo que me pensava pensar
E ao ser menos o cogito
Sou inteiriço

Permito que meus olhos quentes
Pelo sol de inverno quase posto
Se deleitem no brilho pouco
Da cauda do sol

Sou premente em viver
Prematuro em morrer
Neófito em desfazer-me de formas

Tenho a inércia da Terra em seu giro
Perdida no eterno sem peso

Confesso
Tento apreender o mundo
Mas ele é tão grande e intricado
E multifocal

As pessoas são enigmas
Esfinges se as tomo por suas sombras
Nunca sabemos o que sabem
E menos ainda o que vão descobrir de si mesmas

Toda pessoa é mentira em parte
Nuance delicada entre luz e sombra
Mas a sombra é quartzo

Toda ação é envolta
Em pó de probabilidades
A razão é apenas penumbra
De formas que desconheço
A rigor de aço

Pessoa é pessoa possível
Peçonha é não saber sem esperança

Não posso saber das pessoas
Nunca sabemos o que sabem
E menos ainda o que vão descobrir de si mesmas

Por isso me perco pequeno
Em frente aos artelhos da imensa estátua de barro
Centopeia
Centenária

Onde as almas habitam inexatas.

 

14/06/2013

6 comentários sobre “De algumas nuances

Deixe um comentário

